quarta-feira, 24 de março de 2010

Capcom rejeita capoeirista em "Super Street Fighter IV"

A Capcom revelou que o turco Hakan, o último lutador revelado do elenco do game de combate "Super Street Fighter IV", foi escolhido no lugar de um personagem que tinha a capoeira como disciplina marcial.
"As duas últimas ideias eram a capoeira brasileira e o yagli gures turco", explica o diretor de arte Toshiyuki Kamei.
"Para o cara da capoeira, tínhamos uma ideia interessante de movimentos no qual ele viraria de ponta-cabeça e atacaria, mas no final optamos por algo que não tínhamos feito antes, e foi assim que usamos o yagli gures", explica.
"Nós já tivemos um capoeirista em um de nossos títulos anteriores", acrescentou o diretor Takashi Tsukamoto, referindo-se à africana Elena de "Street Fighter III".

Escorregadio

O yagli gures é o esporte nacional da Turquia e uma luta que tem mais de 650 anos de tradição. Como a luta greco-romana, baseia-se em golpes de agarramento, mas as técnicas são radicalmente diferentes das do esporte olímpico.
É que na modalidade mais tradicional da luta turca, os competidores se besuntam de azeite, o que lhes impedem de usar golpes que dependam do atrito. A Capcom usou essa característica para tornar os movimentos de Hakan hilários, e com isso o personagem faz a linha cômica, como Rufus e Dan.
Capoeiristas não são muito comuns nos jogos de luta, mas os poucos que surgiram ao longo dos anos marcaram presença. Além de Elena de "Street Fighter III", a série "Tekken" tem dois representantes - Eddy Gordo e Christie Monteiro -, enquanto Richard Meyer e Bob Wilson são lembrados entre os veteranos de "Fatal Fury".

Fonte: Finalboss

Nenhum comentário: