Voz em 3D? Pois é, a Dolby Laboratories anunciou que pretende levar a tecnologia de chat por voz em 3D — denominada Axon — para as plataformas PlayStation 3, Xbox 360 e Mac. O SDK (kit de desenvolvimento de software) da tecnologia já foi disponibilizado para os programadores de jogos para PC no ano passado.
A empresa disse que o kit será liberado no mês de abril, sendo que a tecnologia já está sendo testada por vários desenvolvedores. A proposta é representar um ambiente em três dimensões dentro de um canal de chat por voz de um jogo. Com isso, é possível sentir de onde uma determinada pessoa está falando mesmo caixas de som 5.1/7.1 ou até mesmo fones de ouvido.
Matt Tullis, diretor de marketing da Dolby, disse ao site CNET que a Axon poderá ser empregada em jogos antigos através de uma atualização de software. Ainda assim, o diretor acredita que a maior parte dos desenvolvedores utilizará a tecnologia nos novos games.
Segundo o diretor, os benefícios gerados pelo uso da Axon vão além do som em 3D: normalização do volume, redução de eco e redução de barulhos de fundo são bons exemplos. A tecnologia ainda leva em consideração a localização dos jogadores e os elementos que podem modificar a trajetória o som de alguma maneira, como muros ou portas fechadas.
Tullis ainda disse que uma vantagem que os desenvolvedores para consoles têm em relação aos programadores para PC é a possibilidade do aproveitamento de diferentes configurações de áudio para o uso da tecnologia. No PS3 e no Xbox 360, os desenvolvedores poderão utilizar a Axon para representar, por exemplo, rádios e walkie-talkies.
Fonte: Baixaki Jogos
A empresa disse que o kit será liberado no mês de abril, sendo que a tecnologia já está sendo testada por vários desenvolvedores. A proposta é representar um ambiente em três dimensões dentro de um canal de chat por voz de um jogo. Com isso, é possível sentir de onde uma determinada pessoa está falando mesmo caixas de som 5.1/7.1 ou até mesmo fones de ouvido.
Matt Tullis, diretor de marketing da Dolby, disse ao site CNET que a Axon poderá ser empregada em jogos antigos através de uma atualização de software. Ainda assim, o diretor acredita que a maior parte dos desenvolvedores utilizará a tecnologia nos novos games.
Segundo o diretor, os benefícios gerados pelo uso da Axon vão além do som em 3D: normalização do volume, redução de eco e redução de barulhos de fundo são bons exemplos. A tecnologia ainda leva em consideração a localização dos jogadores e os elementos que podem modificar a trajetória o som de alguma maneira, como muros ou portas fechadas.
Tullis ainda disse que uma vantagem que os desenvolvedores para consoles têm em relação aos programadores para PC é a possibilidade do aproveitamento de diferentes configurações de áudio para o uso da tecnologia. No PS3 e no Xbox 360, os desenvolvedores poderão utilizar a Axon para representar, por exemplo, rádios e walkie-talkies.
Fonte: Baixaki Jogos
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