sexta-feira, 4 de junho de 2010

A hora da verdade para Alpha Protocol

Ele chegou ao mercado carregado de problemas. Não é a toa que as notas que ele vem recebendo não têm sido boas. Sites como o Joystiq (apesar de não atribuírem um valor ao jogo) criticaram severamente a falta de finalização, citando que existem falhas estruturais e que o jogo não pode custar US$ 60 pelo que ele oferece. Mas algo curioso aconteceu nesta mesma análise: um usuário — que diz ter participado do desenvolvimento — escreveu um extenso comentário abaixo, explicando tudo o que aconteceu em detalhes, atacando diretamente o modelo de desenvolvimento adotado pela Obsidian e pela própria SEGA.

Um produtor estragando tudo

O usuário — que adotou o apelido “a tired dev”, ou “um desenvolvedor cansado” — começou seu texto comentando sobre a situação no escritório. Pelas palavras deles os funcionários raramente deixavam o escritório, até mesmo para comer, adotando lanches rápidos como solução. Até mesmo os executivos, os quais possuíam direito a pausas mais longas, utilizavam o tempo para reuniões informais com a equipe.
Pelas palavras do funcionário muito trabalho foi posto no jogo. O problema é que este esforço não teve direcionamento ou foi parar em coisas realmente “estúpidas”. “O produtor executivo Chris Parker parecia pensar que era o melhor designer do mundo e criou todos estes sistemas horríveis de jogo sem escutar as opiniões dos designers de verdade, ou dos programadores, sobre coisas que simplesmente não funcionavam”.
O principal problema é que o mesmo produtor executivo é também um dos donos da companhia, logo todos perderam a voz e desistiram, deixando que ele estragasse todo o processo e passasse a gerenciar individualmente cada núcleo de funcionários, conforme postado no comentário.

A culpa é de quem?

A SEGA também foi outro ponto negativo no desenvolvimento, já que ela “vivia mudando os requerimentos em termos de design e exercia influência pesada, sem dar tempo aos funcionários”. Mesmo assim, o responsável pelos comentários volta a sua atenção à Obsidian, dizendo que a execução foi terrível.
Ele finaliza sua longa queixa dizendo que Alpha Protocol foi uma falha absoluta de produção e que não é à toa que muitos deixaram a empresa, mesmo depois de demissões de mais de 40% do grupo total. Ele não se orgulha de ter participado do projeto e concorda com todas as críticas direcionadas ao game.

Fonte: Baixaki Jogos

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