sábado, 28 de novembro de 2009

Análise: Call of Duty: Modern Warfare 2

Sabe aquela data especial, no qual esperamos anciosos para chegar, e nunca chega esse dia?! E´assim que eu estava sentindo-me em relação ao lançamento de Modern Warfare 2. E dando apoio ao que muitos sites dizem: Esse game é o grande bicho papão do ano! "Call of Duty: Modern Warfare 2" é um fenômeno tão grande que muitos dos concorrentes foram adiados para 2010 com medo de serem atropelados.

Modern Warfare 2 possui vários modos de jogo, e todos eles têm suas qualidades únicas. Seja a campanha, o cooperativo com tela dividida – chamado Special Ops – ou o online, fãs e novatos encontrarão bastante conteúdo e diversão, embora o primeiro seja limitado pela sua própria longevidade. A campanha envolve conflitos em diversas localidades do mundo, onde os jogadores controlam vários agentes distintos, dando continuidade aos eventos do primeiro jogo. Cinco anos depois, e os russos, dessa vez liderados por Nakarov, braço direito de Erhzov, antagonista original, são novamente a maior ameaça, após o líder original ter se tornado um mártir e a organização saído vitoriosa. As missões levarão os jogadores a diversas localidades no mundo como uma base militar debaixo de neve no Casaquistão, uma área deserta do Afeganistão, favelas do Rio de Janeiro, e até a Casa Branca, em Washington D.C., envolvendo uma invasão russa aos EUA. Confesso que os mapas da favela, são bem empolgantes, até mesmo porque há diálogos em português. Lógico, sem aquele vocabulário "pesado" que estamos acostumados a ouvir! Outro momento memorável é a inclusão de um estágio opcional que exibe o massacre de civis em um aeroporto com participação direta do jogador. Ainda que o desfecho seja relevante para o funcionamento do script, a sequência é dirigida com mão pesada, de maneira exploratória, e cria um dos momentos mais marcantes do jogo, sendo visto com despreso por uns...e empolgantes por outros (confesso que eu adorei..rss). Ná verdade há varios momentos marcantes e de muita ação, sendo um prato feito para os fãs do gênero.

Graficamente, Modern Warfare 2 é um dos jogos mais bem produzidos da atualidade. Ele não supera todos os lançamentos deste ano, mas também não fica devendo tanto assim, e tem seus pontos de destaque. O nível de detalhes dos cenários da campanha single é fantástico, apesar de serem curtos e lineares. Somente as cores é que são um pouco lavadas e não muito nítidas - de "vivo" mesmo apenas o vermelho do sangue que respinga na tela quanto somos atingidos. No multiplayer, a qualidade da textura cai visivelmente, mas o desenho nos mapas, inspirados nos cenários do single, foi muito bem elaborado. Coincidência ou não, o que mais nos agradou foi justamente o conjunto de becos da favela do Rio. Se não fosse pelo radar, seria muito fácil se perder. Os típicos casebres de tijolo foram fielmente recriados no jogo, dando uma forma bastante crível ao cenário. Se não fossem pelas bandeiras do Brasil desenhadas ou penduradas em todos os cantos e pelos milicianos de quepe (parecendo mais cubanos do que brasileiros), a ambientação seria perfeita. Levando em conta que a equipe de produção não veio ao Brasil e se usou apenas fotos para criar a fase, podemos dizer que eles fizeram um trabalho fantástico. Sobre a jogabilidade, digamos que está dentro das espectativas, ou seja, perfeita!!!!

No audio, outro show, ressanto de maneira especial para algumas dublagens durante as horas de tensão! Porém, no som ambiente, não é nada que nunca tenhamos visto. No multiplayer "Modern Warfare 2" mostra todo o seu poder. Há duas ramificações: jogar as chamadas Special Ops de maneira cooperativa ou encarar os vários modos competitivos online. As Special Ops são missões avulsas inspiradas em passagens da história, mas sem relação com o roteiro. Um jogador pode jogar sozinho ou contar com a ajuda de um amigo, em partida local ou via rede. A performance da dupla é medida no final de cada estágio e é preciso ganhar medalhas para desbloquear novas fases, o que preserva o interesse na modalidade e cria grande dinamismo nas batalhas.


E o veredito é:

Um jogo não só para fãs, mas sim um jogo obrigaório para fãs de video-game no geral. Mesmo com alguns altos e baixo, Modern Warfare 2 é tudo aquilo que esperáva-mos. O game promove o refinamento de um dos melhores títulos de tiro da geração, sendo totalmente recomendado por qualquer site de games.


Graficos: 9,5
Jogabilidade: 9,5
Som: 9,0
Enredo: 8,0
Diversão: 10,0
Replay: 8,5

Média: 9,0

2 comentários:

julio disse...

santa rita do passa quatro! que graficos sao esses, muito bom o jogo, vou ter que jogar esse treemmm ae rs

r. disse...

muito loco